domingo, 23 de janeiro de 2011

Quer gostem quer não gostem



Após mais uma Vitória do nosso clube, continuo a ouvir “bocas” de pessoas de outros clubes. Vocês não jogam nada, nem com mais jogadores vencem uma equipa, até contra 8 foi difícil, são as bocas desta semada.

Perguntei—lhes se o clube deles joga muito, se ganha sempre e bem, disseram-me que têm feito bons jogos, perguntei quais mas não disseram mais que 3, perguntei porque têm em quase todos os jogos penalties a favor, mas não me responderam, disseram apenas que na maioria são bem assinalados tal como o desta semana, em que na minha sincera opinião Hulk se deixa cair.
Mas pronto o futebol é assim para os grandes. Quando ganham são os maiores do Mundo e quando não vencem, são sempre roubados. Nunca são favorecidos.
Mete até certo nojo, falar de futebol com Doentes pelas suas cores.
Com pessoas que torcem por um clube para ser campeão, mesmo com o clube deles tendo ainda possibilidades de ser campeão.

Quem não conhece um portista que no ano passado torceu pelo Braga? Mesmo quando o Porto ainda tinha possibilidades de chegar ao título ou mesmo atingir o segundo lugar, que era o minímo que se pedia?
Isso é que é gostar de um clube? Isso é que é amar e defender um clube? Isso é que é ser Portista?
Eu tinha vergonha de ser assim...
  
De certa forma, ouvir isto faz-me ter ainda mais orgulho no Vitória.

Sou do Vitória nos bons e nos maus momentos, sou do Vitória quando vai em primeiro e quando vai em décimo, da mesma maneira que fui do Vitória aquando da descida e durante a segunda liga. SOU SEMPRE VItÓRIA quer apresente futebol ou não.
Defendo sempre o Vitória, quer ganhe quer perca. Não critíco o Vitória quando perde com A ou B, assim como não louvo o Vitória quando ganha aos estarolas.
Não meto o cachecol no carro quando o Vitória ganha e depois quando perde o tiro, assim como vejo alguns fazerem pelos seus clubes.
Tenho o maior orgulho em dizer que sou do Vitória, tenho o maior orgulho de puder andar de camisola, casaco e cachecol em punho onde quer que seja. Tenho o privilégio e o prazer de assistir quer a treinos, quer a jogos. Tenho o privilégio de ter confiança com os nossos jogadores,que para mim todos eles que fazem parte do plantel são ídolos (quer sejam Portugueses, Brasileiros, Espanhóis, Marroquinos ou Chineses). Gosto de todos e apoio todos os que fazem parte do plantel profissional de Futebol, quer sejam de outras modalidades. Desde que defendam o nosso símbolo para mim são os maiores.
Tenho pena daqueles que torcem por algo que não podem usufruir, daqueles que vêm o seu clube sempre pela tv.

Quer gostem quer não gostem, o Vitória é neste momento 3º classificado. Quer apresente um futebol atractivo ou não, a verdade é que vamos onde vamos. A verdade é que podemos ainda estar no Jamor. No final é que se fazem as contas e o que fica na história é a classificação, não o futebol apresentado ao longo da época.
Claro que gosto de ver o Vitória jogar bem, mas farto de Vitórias morais estou cheio. Não me importo de jogar mal mas vir embora todo contente com a Vitória. Jogar bem e depois vir embora com um gosto amargo por não ter vencido, não gosto.  
Sei que o Vitória podia e devia ter mais pontos, eu sei isso perfeitamente, mas a verdade é que não estamos tão mal assim.
Para concluir este desabafo, quero dizer que chega de botas abaixo entre nós, família Vitoriana. Para isso já temos os seguidores dos estarolas que têm a mania que são os maiores.
É hora de todos continuarmos a apoiar o Vitória, de todos nós remarmos para o mesmo lado. Estamos todos neste barco e com a ajuda de todos ainda podemos ir bastante longe.

Eu acredito e tu?

3 comentários:

  1. Um Texto que também retrata o que se passa comigo. Os simpatizantes dos 3 grandes Têm mesmo a mania que são os maiores. Falam falam e não dizem nada.

    É de facto muito bom dizer Eu SOU DO VITÓRIA. Não podemos ter medo de o dizer a ninguém...

    Depois de ganharmos a Taça vamos ver o que dizem eles..

    Força Vitória

    ResponderExcluir
  2. De facto os adeptos dos estarolas têm a mania que são mais que nós e que o nosso Vitória...
    Vamos ver o que dizem depois de termos a Taça em Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Boas Vitorianos,

    Troca de links:
    http://mundodesportivoblog.blogspot.com/

    Abraços e continuação de um bom trabalho.

    ResponderExcluir