quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vitória 3D


Quase a terminar a 1ª volta do campeonato, a análise à época do Vitória acaba nesta altura por ser positiva. Seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas trazem a equipa num 5º lugar dentro do objectivo traçado, a apenas três pontos do 3º. Mas é bom não esquecer, também a apenas três pontos do meio da tabela. Pena o excelente arranque não ter tido a consistência esperada. Face aos pontos desperdiçados com equipas teoricamente mais fracas, por esta altura as perspectivas de um campeonato extraordinário voltaram aos mínimos europeus pretendidos, como que a própria equipa puxasse novamente a massa associativa para a realidade. Não houve a sequência desejada aos bons resultados contra Porto e Benfica e as  fantásticas vitórias  frente a Sporting e Sp. Braga só entusiasmaram os sócios, porque a equipa muito estranhamente não aproveitou o embalo e não mais venceu.
O Vitória encontra-se ainda nas três frentes de combate: Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga e apesar de alguns “percalços”, é justo dizer que a equipa tem apresentado índices muito interessantes e tem estado globalmente bem em três dimensões do jogo, um Vitória verdadeiramente a 3D.
 A nível táctico, a equipa tem estado irrepreensível, e parece-me que as nossas derrotas têm sido mais por força de erros individuais e carência em alguns sectores entretanto já identificados como sectores a reforçar (grande entrevista do Prof. Manuel  Machado à Santiago), do que propriamente por culpa do treinador, que pela sua parte tem sabido com mestria construir e mexer na equipa em momentos cruciais dos jogos, transfigurando-a se necessário de um momento para o outro do jogo, mais das vezes com com bons resultados. Um pequeno aparte: as metas propostas pelo Prof. Manuel Machado. Os anunciados 25 pontos à 1ª volta fazem-me lembrar os prognósticos de Norton de Matos que dizia algo como "nos próximos 3 jogos temos de fazer 7 pontos" e acabava por fazer  3. A equipa não se pode acomodar, deixando para amanhã o que não fez hoje. E nós já andamos atrás dos 25 pontos há alguns jogos…
Fisicamente, o Vitória tem apresentado níveis como há muito não víamos. Comparando com anos anteriores, nota-se que está bem, vemos até individualmente jogadores como João Alves ou Alex numa forma física surpreendente. Todos sabemos do esforço suplementar necessário para correr atrás dos resultados e não será por mero acaso que o Vitória perante as constantes desvantagens no resultado venha tendo a frescura física necessária para as necessárias reviravoltas, empurrando os adversários para o seu último reduto.
Na dimensão psicológica, apesar de derrotas e jogos menos conseguidos, o grupo tem sabido ultrapassar alguns obstáculos que só com vontade, querer e força psicológica se superam. Para além das já mencionadas reviravoltas, o Vitória tem tido este ano que lutar contra o mais injusto e desleal dos adversários, as arbitragens. Se dar a volta ao resultado já de si é um desafio, ter que superar sucessivos erros de arbitragem tem sido um desafio extra e uma luta desigual a que a equipa tem respondido de forma notável, jogo após jogo. Só uma equipa mentalmente forte é capaz de superar reveses como os de Alvalade ou da partida contra o Sp. Braga, para mencionar apenas os mais mediáticos.
Por tudo isto, acho que as perspectivas só podem ser boas para o que resta da época. Estamos na luta em três frentes, e com o reforço criterioso do plantel podemos encarar a 2ª volta com confiança. Que seja mais uma 2ª volta à Manuel Machado. Apoiemos e façamos as contas no fim.

E que de uma vez por todas a nossa gente vá ao Jamor e traga a Taça.  Com probabilidades limitadas de chegar já esta época ao Título, é o meu maior desejo desportivo para 2011.

                                                                                                                      
                                                                                                               Paulo César Mendes

Um comentário:

  1. É verdade estamos ainda nas 3 frentes e o jogo da proxima segunda feira é muito importante para poder passar à fase seguinte desta taça.. Se bem que mesmo que o vitória passe tem de jogar depois no dragão que é muito difícil.. Já a taça de portugal temos obrigatoriedade de passar mais esta fase e depois na meia final a duas mãos tudo é possivel.. No campeonato temos tudo para conseguir lutar pelo 3o lugar até ao fim da época, temos equipa para isso

    ResponderExcluir