quarta-feira, 13 de abril de 2011

Opinião de Pedro Ferreira

Nem sei por onde começar a escrever...
Nova derrota e mais uma vez perdemos a possibilidade de encurtar distâncias para os que seguem á nossa frente e como se isso não bastasse, são cada vez mais os clubes a aproximarem-se do nosso Vitória, na tabela classificativa.
Mais uma vez fomos humilhados em campo. Merecemos o resultado que trouxemos de Marrocos. Era para isto que não querias adiar o jogo Machado? Para fazer esta vergonha? Como é possível ir para lá defender, depois de eles terem jogado durante a semana?

No ano anterior, aquando da saída de Paulo Sérgio, pensei e disse várias vezes que o Vitória não conseguia arranjar ninguém pior que ele. Era um treinador muito defensivo, a equipa sempre que se encontrava em vantagem no marcador, recuava imediatamente no terreno. Critiquei-o muito e como já referi anteriormente fiquei muito feliz ao saber da sua saída.

Machado não era das minhas preferências para ver no Vitória, mas por saber que era Vimaranense e Vitoriano (?) no fundo até nem achei uma má escolha por parte da Direcção. E porque da última vez que cá esteve parecia ter deixado um trabalho por acabar.
Machado fez a equipa que quis. Machado foi buscar jogadores que conheia bem ( Cléber, Sitta Edgar),foi ele quem deu sinal positivo às contratações quase todas, desde Toscano, Maranhão, William, Bébé, Anderson, etc etc... Exceptuando talvez Ricardo que já tinha sido recomendado por Paulo Sérgio.
A verdade é que a maioria deles são bons jogadores e não vou estar aqui a dizer que não são,só porque o Vitória tem feito uma época medíocre. Digo desde o início da época que temos um dos melhores plantéis de que me lembro. Agora como equipa temos 0...

Nas primeiras 11 jornadas da liga estivemos muito bem, apesar de não jogarmos um futebol de encher o olho, a verdade é que íamos somando pontos. E isso é o mais importante, pontuar...Vencemos jogos complicados, demos muitas reviravoltas ao marcador, vencemos mesmo sendo duramente prejudicados pelas arbitragens, vencemos com as substituições acertadas de Manuel Machado.
Bem, depois tudo mudou... Machado defeniu como objectivo para a primeira volta os “ 25 pontos” (isto à passagem da 11ª jornada) e não o conseguiu. Seguiram-se derrotas atrás de derrotas, e discursos patéticos atrás de discursos patéticos tais como o famoso “jogo treino em Braga” e “ o Vitória está a fazer um excelente campeonato” e por aí fora. Como se isso não bastasse ainda vendemos o central mais regular que tinhamos numa fase decisiva da época.

Depois de consumada a presença na final da Taça de Portugal, vêm com a história de que o objectivo “ está cumprido”. Então e o campeonato não é um objectivo? Então e ficar em terceiro ou quarto lugar não é um objectivo? É só mesmo para o quinto lugar que lutamos?
Somos Vitorianos e Conquistadores por natureza, somos por isso ambiciosos. Quem não é ambicioso o suficiente para depois de um objectivo cumprido lutar por outro objectivo, não merece de maneira nenhuma fazer parte desta instituição.

Defendo sempre o meu clube com o maior orgulho. Às vezes dizem-me o Braga isto o Braga aquilo e vocês não jogam nada,não valem nada, etc. Respondo sempre dizendo que nós somos únicos, que somos os melhores de Portugal, que somos melhores que eles, que levamos mais gente ao estádio etc. A verdade é que a cada ano que passa eles estão a superar-nos ainda mais. Entrando de borla no estádio, sendo eles bi-clubistas ou não, a verdade é que estão por cima de nós. Quer no campeonato quer na Europa. Quem lá joga, seja o treinador que for e a Direcção, honram a camisola e o símbolo do clube.

É disto que precisamos, é isto que merecemos. Gente competente e ambiciosa.
De que nos vale dizer que somos únicos? De que nos vale dizer que só temos um clube? De que nos vale dizer que temos mais gente nas bancadas que os outros, se não temos resultados desportivos nem vencemos nada? Chega disto.... Temos que mudar.. Ou então já estou a ver a próxima época, entrar na 2ª eleminatória da Liga Europa e ser logo arrumados e lutar novamente pelo quinto ou sexto lugar visto que já dará acesso ás competições Europeias. Queremos mais....Muito mais...Será que é pedir muito ter ambição e dedicação?

Vamos lá mas é reunir tropas, aumentar confiança e vencer os jogos que faltam para ir com a confiança no máximo para o Jamor, porque não quero lá ir só para o pic-nic...Quero a Taça....

E visto que tu Machado serás o Treinador da próxima época vê la se mudas a atitude e aumentas o desempenho da “máquina Vitória “ ou então, já sabes, que não terminas o contrato...E porquê? PORQUE O VITÓRIA SOMOS NÓS!!!

Um comentário:

  1. está na hora de correr com o Machado antes que isto fique ainda pior... Parece um boneco ele... além de que só diz merda quando abre a boca...

    ResponderExcluir