domingo, 4 de setembro de 2011

Isto é o Vitória!!


Até que enfim que vemos o Vitória jogar futebol. Bons movimentos, boas tabelas, boas jogadas e muitas oportunidades de golo. Resultado: 1-4 com golos de N'diaye, Toscano e Edgar.
O Vitória entrou cedo para ganhar e logo aos 4', N'diaye, num cruzamento de Barrientos, cabeceou para o fundo das redes. À passagem da meia hora, foi Toscano, herói da época passada na Choupana, fez o segundo para o Vitória com um bom remate de pé esquerdo à entrada da área.
Já na segunda parte, Bruno Teles, fez um auto-golo e lançou o Nacional no jogo, mas Edgar, artilheiro do Vitória na época passada, fez dois golos e fixou o resultado final em 1-4. O primeiro tento de Edgar foi numa jogada em que apareceu isolado e com muita calma fuzilou o guarda-redes. O seu segundo golo e último do Vitória foi só encostar já dentro da pequena área.

2 comentários:

  1. Grande jogo que o Vitória fez. Uma equipa completamente transfigurada,mas ainda com muito trabalho pela frente...

    ResponderExcluir
  2. E nós Vitorianos também temos a nossa “Identidade”.
    Antes de conceituar identidade, é importante falar da história de controvérsias que há por trás desse conceito. Identidade é um conceito que não comporta uma definição única, como se acreditava inicialmente. Aristóteles criou a teoria de que identidade é a "unidade da substância:"
    "Em sentido essencial, as coisas são idênticas do mesmo modo em que são unidade, já que são idênticas quando é uma só na sua matéria (em espécie ou em número) ou quando a sua substância é uma. É, portanto, evidente que a identidade de qualquer modo é uma unidade, seja porque a unidade se refira a uma única coisa, considerada como duas, como acontece quando se diz que a coisa é idêntica a si mesma."
    Leibniz é autor da segunda definição do conceito de identidade que o aproxima "àquele de igualdade".Mas é a terceira definição de identidade a mais interessante, pois admite que "a própria identidade pode ser estabelecida ou reconhecida com base em qualquer critério convencional". Esse conceito explica o carácter de construção da identidade, uma vez que os critérios precisam ser "estabelecidos" e "reconhecidos”.
    O conceito de identidade trata-se de uma construção também simbólica. A construção da identidade também diz respeito à apreensão e interpretação da realidade, uma vez que é um processo de representação simbólica, uma tentativa de compreensão da sua própria posição no mundo. Essa construção dá-se através de esquemas classificados, que permitem separar em "nós" e "outros" a partir de critérios dados.

    Como interpretação, a representação social da identidade não pode ser tomada como algo definido também. Portanto, não é possível falar num modo de ser senão em modos de ser.
    Identidade social é a posição da pessoa, em relação à posição dos demais dentro da sociedade.
    Ao escolher uma profissão, religião, estado civil,clube, etc., o individuo está a definir a sua identidade social.
    Valores diferentes são atribuídos a significados diferentes. Um grau atribui-se a um “médico” ou a um “barbeiro”. Assim, a identidade social é a posição que cada uma destas pessoas possui na sociedade.
    Não é que um seja mais importante do que o outro. Cada um o médico e o barbeiro ocupam um espaço diferente. Mas, a identidade social está relacionada com a atribuição de valores.
    E quais são as medidas para se atribuir estes valores?
    Uma destas medidas é a riqueza, que é o acúmular de bens materiais, dinheiro, etc. Exemplo: Se alguém tem mais dinheiro, tem mais valor social. É claro que para toda regra, tem excepção.
    Uma outra medida é o poder, ou seja, a possibilidade maior ou menor de dar ordem em nome do Estado. Exemplo: O Presidente da Camara tem mais poder do que o Vereador para dar ordens no Município.
    Uma outra medida é a capacidade, ou seja, a possibilidade de alguém ser mais eficiente do que o outro, na mesma profissão. Exemplo: Um médico cardiologista pode ser mais eficiente do que o outro.
    Assim, a identidade social pode ser atribuída e adquirida.
    É atribuída, quando não se pode fugir dela. Exemplo: A identidade social do homem branco que não se pode tornar preto ou do preto que não se pode fazer branco. Outro exemplo: O Príncipe que é príncipe, porque o pai é Rei. É adquirida quando é conseguida pelo esforço próprio, com vontade, inteligência e talento.
    Enfim, identidade é um conjunto de elementos que permitem saber quem uma pessoa é.E nós Vitorianos também temos a nossa IDENTIDADE.

    ResponderExcluir