segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vitória alcança o terceiro lugar

                                                  Foto retirada do site oficial do Vitória

O Vitória venceu à instantes o Portimonense, por duas bolas a zero, no jogo que encerrou a nona jornada do campeonato.
Manuel Machado alterou o onze base do Vitória e deixou no banco de suplentes Cléber, Toscano e João Alves, fazendo jogar de início nos seus lugares Flávio Meireles, Rui Miguel e Pereirinha.
Nos primeiros 30 minutos do encontro o Vitória não esteve nada bem. Nilson mostrou o porquê de ser um dos melhores guarda-redes em Portugal e negou o golo aos visitantes por 3 ocasiões, fazendo 3 excelentes defesas.
O Vitória parecia não querer incomodar Ventura, pois todos os remates iam para fora ou directos ao guarda-redes adversário.
Até que Edgar aos 38 minutos, faz a bola passar por entre as pernas de André Pinto e este tenta evitar a passagem do avançado com os braços, Vasco Santos não tem dúvidas e assinala grande penalidade. Decisão justa. Na marcação do penalti Ventura ainda adivinha o lado, mas o remate foi muito bem colocado... Estava aberto o marcador em Guimarães através de Edgar, que fez o seu 4º golo no campeonato.
Aos 44 minutos Pedro Silva é expulso, alegadamente por palavras dirigidas ao assistente de Vasco Santos, na marcação desse livre João Paulo quase fez o segundo para o Vitória.
Para a segunda parte Manuel Machado deixa nos balneários Rui Miguel, e faz entrar Maranhão para o seu lugar. Lito faz recuar Candeias para defesa esquerdo, e Manuel Machado foi por isso inteligente a ler o jogo, pondo Maranhão na ponta direita do ataque.
Logo aos 50 minutos Maranhão fez o aviso, num remate de fora de área. Até que aos 53 minutos Maranhão faz golo (2-0). Passe fantástico de Bruno Teles, ainda atrás do meio-campo, a descobrir Maranhão, que só teve de receber e bater Ventura.
Com mais um homem dentro de campo, o Vitória controlou o restante tempo da partida consoante quis e teve ainda tempo de desperdiçar claras oportunidades de golo, como o cabeceamento de Edgar à trave aos 70 minutos e uma situação também de Maranhão que totalmente solto no 2.º poste, recebeu de peito e disparou forte mas um pouco ao lado da baliza ...
O Professor foi mexendo na equipa tirando Edgar e Pereirinha, fazendo entrar Toscano e João Alves que pouco acrescentaram ao jogo.
O Vitória foi um justo vencedor, ainda que podia e deveria ter feito muito mais neste jogo. Com este triunfo, o Vitória subiu ao terceiro lugar com os mesmos pontos (15) do Sporting, que é quarto.

Equipas iniciais:
Vitória: Nilson, Alex, Ricardo, João Paulo, Bruno Teles, Flávio Meireles, Edson, Pereirinha (João Alves, 82), João Ribeiro, Rui Miguel (Maranhão, 46) e Edgar (Toscano, 75).

Portimonense: Ventura, Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio, Pedro Silva, Soares, Jumisse (Lito, 71), Candeias, Renatinho (Pedro Moreira, 60), Ivanildo e Pires (Kadi, 60).

Pontos Positivos:
Nilson: Mais uma grande exibição do nosso guardião. Foi decisivo e responsável por o Vitória não ter ido para o intervalo a perder. Teve 3 grandes defesas na primeira parte, sendo que na segunda limitou-se a ver jogar praticamente...

Maranhão: Voltou a sair do banco e ser determinante na Vitória. Um golo marcado, um falhanço à beira da baliza e muitos bons momentos de futebol.

Pontos negativos:
O facto de o Vitória ter tirado o pé do acelarador. Com o dois a zero logo ao abrir a segunda parte, acreditei ser possível golear esta equipa do Portimonense. Mas depois o Vitória limitou-se a fazer circular a bola, criando poucas oportunidades de golo, tirando apenas duas, uma de Edgar e uma de Maranhão.

Veja o resumo do jogo aqui.

Um comentário:

  1. Não considero que o Vitória tenha tirado o pé do acelarador. Apenas controlou o jogo com segurança à espera do momento para desferir ataques. E só por infelicidade não se marcaram mais na 2ª parte.

    É que o balanço ofensivo tem os seus custos, como já vimos em Coimbra e Setúbal. É certo que estávamos em superioridade numérica, mas acho bem que não se perca o controlo da partida.

    ResponderExcluir